Futurize-se Ontem!
- Flávio Goulart
- 25 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Quanto você é futurizado? Você pensa à frente do seu tempo?
O que é, na prática, se futurizar? É uma capacidade pessoal ou profissional de preparar-se para o futuro no presente. É sentir o futuro AGORA. É antecipar o que ainda vai acontecer.
Muitas vezes somos “engolidos” pela rotina do dia a dia e acabamos não percebendo as coisas acontecendo ao nosso redor.
Um exemplo simples disso são as pessoas que “pararam no tempo” nas redes sociais, ficando apenas no Facebook, sem procurarem outros meios, como Intagram e TikTok, etc.
Mas quais são as vantagens de se futurizar?
- Sobrevivência do negócio, pois não colocamos o dinheiro fora – Não importa se você tem ou não uma empresa, ou se você trabalha ou não em uma. Seja lá a atividade que você exerça hoje, ninguém quem botar o dinheiro fora;
- A tecnologia está mudando a natureza do trabalho – Bom exemplo disso tivemos na pandemia do Covid-19, e a tendência é que esteja cada vez mais presente;
- Necessidade de pensar além da automação – Muitas vezes tentamos automatizar uma rotina sem nos darmos conta de que a rotina já está inadequada;
- Conexão da empresa com seu público – Se a sua empresa precisa vender algum produto ou serviço, ela precisa se adequar com as melhores técnicas de venda da atualidade;
- Associar suas habilidades técnicas com a competência social – Todas as habilidades técnicas são extremamente valorizadas, mas sem inteligência emocional seu crescimento será prejudicado;
- As mudanças bem sucedidas acontecem quando existe uma forte governança – Seja governança empresarial, ou dentro da sua própria família;
- Adaptar a equipe às transformações da 4ª e 5ª revolução social – adaptar sua família também está valendo!
Preste atenção! Quantas coisas mudaram nos últimos tempos?
Olhe para o futuro! Você está preparado para o que está por vir?
Hoje já estamos vivendo na sociedade 5.0. É uma sociedade Smart, mais inteligente e voltada para o Ser.
O futuro chega extremamente rápido. Você e o seu negócio estão acompanhando essa
evolução?
E porque precisamos nos futurizar?
- Competitividade: aumento de vendas; aumento da concorrência; aumento do compartilhamento;
- Cliente: personalização em massa; rápido, barato e com qualidade; cliente estimulando mudanças;
- Complexidade: nanotecnologia; digitalização global; tecnologia exponencial;
- Custo: eliminar perdas e desperdícios; eliminar trabalho e aumentar a produtividade.
Cada um vai se futurizar do seu jeito, mas como dar o START nessa futurização? Fazendo alguma coisa! A estagnação é extremamente contraprodutiva para você e para o seu negócio.
Minha dica para você iniciar, é ter capacidade de adaptação.
Existem alguns passos para você se diferenciar da concorrência, mas primeiro é importante darmos um passo atrás para então:
- Definir uma estratégia para o seu segmento de negócio;
- Desenvolver projetos-piloto;
- Definir quais as competências essenciais necessárias;
- Desenvolver as capacidades de análise de dados;
- Transformar-se numa empresa/pessoa digital;
- Planejar e executar ativamente uma abordagem sistêmica.
Te trago algumas regrinhas de ouro para seu início nessa jornada:
- Comece logo! Não deixe para depois;
- Crie uma equipe dedicada;
- Mantenha o foco no ambiente interno e externo;
- Reconstrução por opção – não esperem ser passados para trás;
- Incentivar ideias “out of the box”;
- Realinhar seu propósito e o propósito da empresa aos padrões atuais;
- Vasculhar as intersecções – não se limite à sua função atual;
- Observar as ideias dos outros – o que está dando certo?
Por fim, trago algumas “Reflexões do Fim do Mundo”. E se...
- Seu segmento de negócios fosse fortemente afetado?
- Houvesse endurecimento de regras pelos principais parceiros atuais?
- O seu principal parceiro cancelasse essa parceria?
- Algum executivo, gestor chave, deixasse a empresa?
- Suas receitas estivessem estagnadas ou reduzindo?
Você saberia o que fazer nesses casos?
“Tudo existe por algum motivo. Mas, na maioria das vezes, esquecemos o motivo. Para reinventar seu negócio, você precisa começar com "o porquê” do que você faz e só então considere "o como” - Zero distance World, Fevereiro de 2017.
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