top of page
Buscar

Hedge de Convívio

  • Foto do escritor: Flávio Goulart
    Flávio Goulart
  • 17 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Você já realizou Hedge de convívio ou de trabalho? Você sabe o que é?


Hoje resolvi trazer um assunto para vocês que praticamos muito no dia a dia sem nos darmos conta: O Hedge de Convívio ou de Trabalho.


Primeiramente, você sabe o que é Hedge? É um termo em inglês que significa “cerca”. Pode ser considerado como uma proteção. Hedge de convívio ou trabalho é uma estratégia que utilizamos para nos proteger nos relacionamentos, seja ele pessoal ou profissional, contra possíveis perdas.


O fato é que todos nós praticamos. Seja em casa, na empresa, nos relacionamentos pessoais ou profissionais. Há alguns motivos para agirmos desse modo:

- Necessidade de assumir a importância das relações sociais;

- Criar uma dinâmico dos afetos nos contextos organizacionais;

- Baixa tolerância à exposição;

- Cultura familiar ou empresarial;

- Evitar conflitos de qualquer ordem;

- Pura acomodação, Zona de Conforto.


O Hedge de convívio e o Conflito têm uma relação muito direta. Seja no ambiente de trabalho ou núcleo familiar, você tem dificuldade em admitir a existência de um conflito? Provavelmente sim, sabe por que? Pois acreditamos que a existência de conflito é uma falha da nossa parte, uma perda de controle e acabamos negando. Também por acharmos que a existência de um conflito pode criar problemas maiores do que o próprio conflito. Ambas as afirmações estão incorretas.


Então, por que fazemos esse tipo de Hedge?

- Interesses financeiros;

- Falta de clareza em seu propósito;

- Interesses pessoais;

- Aumentar sua rede de relacionamento;

- Medo;

- Garantir uma suposta permanência maior no emprego;

- Ser aceito no grupo.


Exemplo disso é quando precisamos escolher entre passar as festas de final de ano com a nossa família ou com a família de nossa esposa/esposo. Normalmente, é feito um acordo entre as famílias para que ambas sejam atendidas. Outro exemplo é quando você recebe alguma ordem do seu chefe e se cala, mesmo acreditando que não é o melhor a se fazer.


E afinal, vale a pena estar Hedgeado? Não há uma resposta certa. Há momentos adequados e inadequados. Por isso, eu te proponho algumas reflexões:

- Você tem uma opinião formada sobre Hedge de Convívio?

- Você já identificou situações de Hedge de Convívio?

- Quanto você prática o Hedge de Convívio?

- Em nossa empresa, praticamos o Hedge de Convívio?

- Realmente queremos ou precisamos mudar isto?


E para terminar, vou deixar um conselho: “Utilize toda oportunidade para ser naturalmente verdadeiro, mesmo que isso, de alguma forma, em alguns momentos, vá contra o pensamento, interesse ou opinião de terceiros”.

 
 
 

Comments


bottom of page